sábado, 31 de maio de 2008

Pela abertura de um pólo da Cinemateca no Porto

Foi criado um abaixo-assinado que se destina a acompanhar um documento expositivo referente à impossibilidade de acesso ao Cinema anterior à década de 90, na cidade do Porto. O documento será enviado ao Ministério da Cultura e à Cinemateca Portuguesa, estando disponível para consulta no site: http://www.circuitocinema.blogspot.com/

A recolha de assinaturas para o abaixo-assinado está também a ser desenvolvida em suporte físico, por várias pessoas e em vários locais da cidade do Porto.
Assinem aqui e divulguem pela vossa lista de contactos!

http://www.petitiononline.com/Circuito/petition.html

sexta-feira, 30 de maio de 2008

Extensão da Cinemateca no Porto?

NOTÍCIA DO PÚBLICO de 29.5.08

Escassa oferta de filmes anteriores a 1990 leva estudantes a exigir pólo da Cinemateca no Porto
29.05.2008,
Luís Miguel Queirós

Um grupo de oito estudantes de várias universidades do Porto lançou ontem um abaixo-assinado apelando à criação de um pólo da Cinemateca Portuguesa na cidade. O documento foi distribuído após a exibição, na Faculdade de Economia do Porto, do filme Os Cavaleiros do Asfalto, de Scorsese, que encerrou o projecto Circuito, um ciclo de cinema promovido pelo mesmos estudantes, cujas sessões - antecedidas por uma introdução - decorreram nos auditórios de diversas faculdades do Porto. A reivindicação de uma extensão da Cinemateca na segunda cidade do país é antiga, e ainda recentemente foi recuperada pelo socialista Francisco Assis, vereador da Câmara do Porto. Assis considerou "escandaloso" que a Cinemateca Portuguesa sirva apenas Lisboa e defendeu que a instalação de um pólo no Porto não implicaria custos financeiros elevados, uma vez que já existem infra-estruturas que poderiam servir esse propósito.
Na sequência destas declarações, Pedro Mexia, recentemente nomeado sub-director da Cinemateca, admitiu que gostaria de criar "uma colaboração com o Porto" e de "descentralizar" a instituição, mas acrescentou, então, que a ideia ainda não fora discutida internamente. O PÚBLICO tentou ontem ouvir a direcção da Cinemateca, que esteve incontactável durante toda a tarde.
O que este grupo de estudantes - ligados aos cineclubes que funcionam em algumas faculdades do Porto - argumenta é que a progressiva deterioração da oferta de cinema no Porto, sobretudo de filmes anteriores a 1990, justifica que se "recoloque esta questão na ordem do dia" e se "apele a quem tem o poder de decidir para que tome medidas urgentes". Num extenso documento que serve de apoio à petição agora lançada - e que está disponível no blogue "circuitocinema" -, os respectivos subscritores chamam a atenção para o facto de, nos últimos dois anos, terem sido exibidos no Porto apenas 79 filmes anteriores a 1990.
Um número que desce para metade se excluirmos o Fantasporto, e que se reduziria a uma dúzia se não fossem as sessões promovidas pela Fundação de Serralves, onde os filmes, afirma o documento, são frequentemente projectados com "problemas graves ao nível da qualidade de imagem, som e legendagem". A escassa oferta restante fica a dever-se à Medeia Filmes, que exibe ocasionalmente filmes antigos no Teatro do Campo Alegre e nos cinemas do centro comercial Cidade do Porto, e à actividade dos cineclubes universitários.
O documento sugere que se comparem estes números com os 117 filmes anteriores a 1990 que a Cinemateca exibiu em Lisboa só durante o passado mês de Abril. Os estudantes lembram que o Porto já foi, entre os anos 50 e 70 do século passado, um dos grandes centros de cinefilia a nível europeu e que isso "permitiu a uma geração, que hoje se encontra na faixa etária dos 50 aos 70 anos, crescer com o cinema, sendo o conhecimento profundo desta arte um dos mais fortes pilares da sua cultura geral".
O documento sublinha que a Cinemateca é uma instituição nacional, financiada pelos contribuintes de todo o país, e que está obrigada, pela lei que a constituiu, a "promover o conhecimento da história do cinema, contribuindo para o desenvolvimento da cultura cinematográfica". E considera que "existir uma instituição pública que exibe cerca de cinco filmes por dia numa única cidade portuguesa, quando nas restantes se chegam a passar vários meses sem que uma única película anterior à década de 1990 seja exibida, consubstancia uma situação ofensiva e intolerável".
PARA MELHOR INFORMAÇÃO : www.circuitocinema.blogspot.com

quinta-feira, 29 de maio de 2008

Chinese Hydrangea:

A symbol expressing love, gratitude, and enlightenment. It is said that the observer can easily get lost in it's abundance of beautiful petals, and thus gets lost in one's own thoughts – propitiating higher thought and reaching enlightenment. Due to it's versatility, and beauty, the hydrangea makes an excellent thank you gift to an unsung(1) hero in our lives.

(1) Unsung Heroes, also known as Unknown Heroes or more literally as Nameless Heroes.

--------------------------------------------------------------------------------

VONTADES

A vontade de terminar o MBA é grande e de voltar a ter uma vida repleta de acontecimentos também. Uma vida que eu possa escolher. Na qual os meus desejos sejam as minhas concretizações e os meus sonhos as minhas aspirações. Estou a ouvir [Sin miedo] e tenho de vos dizer a todos os que visitam o blogue e me conhecem e a todos aqueles que nos visitam de vez em quando e que nem sabem quem somos que a vida vale a pena quando nós estamos lá a 100% e apesar de ser desgastante e arriscado viver assim, apenas dessa forma faz sentido para mim. Permitam-se o vosso ideal e acreditem que quando verdadeiramente queremos os nossos pensamentos se transformam em realidade. [A fuego lento] Cair faz parte do processo e as escolhas erradas apenas nos fazem ter consciência do nosso verdadeiro caminho. Este foi um ano difícil e agora que só faltam 7 semanas para o terminar posso afirmar que eu sou uma nova pessoa. Surgiu um novo ser, muito mais consciente de quem é, do que quer e do que vale a pena viver na vida.

É curioso mas quando comecei este processo, apareceram-me vários livros sobre os Samurai pela frente e eu na altura relativizei-os [Songs about Jane]. Não façam isso, sugiro que os leiam:

- A arte da guerra, de Sun Tzu;
- O livro dos 5 anéis, de Miyamoto Musashi - O princípio da estratégia é a partir duma coisa conhecerem-se dez mil coisas. É importante ver coisas distantes como se estivessem próximas e ter uma visão distanciada das coisas próximas.

[All I need] Tentei que isto tivesse uma sequência mas não tem, as músicas são mesmo assim, reflexos de momentos. Algumas são retiradas por mim, outras são simplesmente enviadas por alguém de quem eu gosto e vão ficando assim gravadas, dum jeito meio aleatório, sem grande lógica aparente mas que tem uma estória. [Don’t give hate a chance] [I think she knows interlude] [Sexyback] .

Resolvi dissertar sobre os projectos que existem para o período que se interpõe entre a minha vida actual e a minha nova vida:

[11.33]

• para começar, nada como degustar um copo dum bom vinho tinto na noite do concerto do Jamiroquai que é sem mais nem menos do que a noite em que terminam as minhas aulas e namorar, namorar, namorar...

• em seguida, estar com os meus mil e um amigos e fazer programas por la noche, por la tarde y con mucho sol [Music]

• viver arte e cultura porque sem elas não sou nada. ir a muitas exposições e sorver tudo o que por lá se sente...

• descobrir os álbuns que as minhas bandas preferidas lançaram enquanto hibernei e as novas correntes musicais que fervilham no ar...

• comprar muitas coisas bonitas porque não respiro sem beleza

• fazer yoga e dança e dança e yoga e abrir os braços à vida e dizer: estou aqui. voa para mim que eu tenho muitas saudades tuas.

E para terminar, olhem só a musiquinha que ficou para o fim
[Deixa a vida me levar].


Fiquem bem e deixem a vida tomar conta de vocês.


Sempre com muito carinho.


PS: Este texto ficou muito sério por isso vou comer um ovo estrelado:))

terça-feira, 27 de maio de 2008

Para a verde.....

A propósito duma conversa que tivemos durante um pequeno almoço relaxado num dia de SOL e muitas pessoas vestidas de branco à nossa volta:))

KIVA: Loans that change lives!

http://www.kiva.org/

.....e para todos os que se interessam por contribuir para um mundo mais justo!

segunda-feira, 26 de maio de 2008


O blogue recomenda:) 'Analema ou o Tempo Traduzido' de 28/05 a 27/06, em Lisboa, no Centro Hospitalar Psiquiátrico de Lisboa.

A exposição é organizada por uma das nossas amigas, a curadora Raquel Guerra - e vale a pena dar um salto a este espaço para ver a selecção de obras que se enquadram na temática escolhida.

Nós vamos!

Segunda-feira molhada, semana abençoada....I hope!

segunda-feira, 19 de maio de 2008

Os contos da lua vaga























O real e o oculto, os valores, as escolhas e consequências, tudo envolto numa fotografia de uma beleza indescritível, neste filme maravilhoso do realizador Mizoguchi. Foi na sexta-feira mas a semana de cinema japonês decorre no teatro do campo alegre até ao dia 21 de Maio.

terça-feira, 13 de maio de 2008



A adrenalina começa a subir e a vontade de estar lá, JÁ, AGORA, neste preciso segundo aumenta a cada dia que passa mas ainda faltam umas semanas para o glorioso momento acontecer. Vem aí o JAMIROQUAI dia 05 de julho na INVICTA. O artista camaleão, cheio de sedução que transpira energia e adora chapéus! Tal como eu:)

My goal for this year 2008 is to be .....«A cosmic girl»!!
Let's have fun boys and girls.
Life is great:)

quarta-feira, 7 de maio de 2008

My Blueberry Nights















Gostei ... ainda estou a digerir, mas gostei. O filme tem o ritmo próprio de Wong-Kar-Wai, lento. As cores são muito bonitas. O argumento é interessante. O que no início parece ser um uso exagerado de certos recursos acaba por se tornar parte do filme. E o beijo é, de facto, muito bonito.

Do filme, retive entre outras coisas a frase dita pela personagem Lizzie, interpretada pela Norah Jones: "às vezes precisamos dos outros para vermos reflectido, como num espelho, quem nós realmente somos". E gostei da mensagem de que não vale a pena apressarmos o destino, mais vale viver o dia-a-dia, respeitando os nossos sentimentos e emoções e sobretudo dando tempo a nós próprios, tempo para que as transformações ocorram e novos caminhos surjam.

terça-feira, 6 de maio de 2008

Notícias de África

Antes de mais quero agradecer o convite da roxo e da verde para partilhar um pouco da minha experiência no continente africano aqui no blog.
Já passaram 3 semanas desde que cheguei a Moçambique. A chegada a Maputo é tranquila, depois de 12 horas de viagem estamos como que meio adormecidos, e não somos muito sensíveis ao que nos rodeia.

Ia contar-vos a minha experiência na chegada, mas vou ter de interromper. Escrevo-vos enquanto tomo o pequeno almoço no hotel e acaba de acontecer uma cena bastante caricata. Somos 3 e estamos sentados a tomar o pequeno almoço de portátil aberto e todos a escrever, é aí que uma senhora sentada numa mesa próxima se aproxima e pedindo desculpa nos diz:
- Peço desculpa, têm idade para ser meus filhos, provavelmente estão agora a lançar-se para a vida num país que não é o vosso, por favor comuniquem, falem uns com os outros, há tantas coisas mais importantes na vida….
É aí que um colega lhe responde, “Não se preocupe, nunca falo antes do segundo café”, isto enquanto escolhe apartamento s numa qualquer universidade Americana.

Deixo-vos agora, fica para depois as impressões sobre a malta das ONG’s instalada em hotéis de 5 estrelas…..

segunda-feira, 5 de maio de 2008

O terceiro elemento

está a chegar...