Pela abertura de um pólo da Cinemateca no Porto
Foi criado um abaixo-assinado que se destina a acompanhar um documento expositivo referente à impossibilidade de acesso ao Cinema anterior à década de 90, na cidade do Porto. O documento será enviado ao Ministério da Cultura e à Cinemateca Portuguesa, estando disponível para consulta no site: http://www.circuitocinema.blogspot.com/
A recolha de assinaturas para o abaixo-assinado está também a ser desenvolvida em suporte físico, por várias pessoas e em vários locais da cidade do Porto.
Assinem aqui e divulguem pela vossa lista de contactos!
http://www.petitiononline.com/Circuito/petition.html
sábado, 31 de maio de 2008
sexta-feira, 30 de maio de 2008
NOTÍCIA DO PÚBLICO de 29.5.08
Escassa oferta de filmes anteriores a 1990 leva estudantes a exigir pólo da Cinemateca no Porto
29.05.2008,
Luís Miguel Queirós
Um grupo de oito estudantes de várias universidades do Porto lançou ontem um abaixo-assinado apelando à criação de um pólo da Cinemateca Portuguesa na cidade. O documento foi distribuído após a exibição, na Faculdade de Economia do Porto, do filme Os Cavaleiros do Asfalto, de Scorsese, que encerrou o projecto Circuito, um ciclo de cinema promovido pelo mesmos estudantes, cujas sessões - antecedidas por uma introdução - decorreram nos auditórios de diversas faculdades do Porto. A reivindicação de uma extensão da Cinemateca na segunda cidade do país é antiga, e ainda recentemente foi recuperada pelo socialista Francisco Assis, vereador da Câmara do Porto. Assis considerou "escandaloso" que a Cinemateca Portuguesa sirva apenas Lisboa e defendeu que a instalação de um pólo no Porto não implicaria custos financeiros elevados, uma vez que já existem infra-estruturas que poderiam servir esse propósito.
Postado por verde à(s) 10:49 0 comentários
quinta-feira, 29 de maio de 2008
(1) Unsung Heroes, also known as Unknown Heroes or more literally as Nameless Heroes.
--------------------------------------------------------------------------------
VONTADES
A vontade de terminar o MBA é grande e de voltar a ter uma vida repleta de acontecimentos também. Uma vida que eu possa escolher. Na qual os meus desejos sejam as minhas concretizações e os meus sonhos as minhas aspirações. Estou a ouvir [Sin miedo] e tenho de vos dizer a todos os que visitam o blogue e me conhecem e a todos aqueles que nos visitam de vez em quando e que nem sabem quem somos que a vida vale a pena quando nós estamos lá a 100% e apesar de ser desgastante e arriscado viver assim, apenas dessa forma faz sentido para mim. Permitam-se o vosso ideal e acreditem que quando verdadeiramente queremos os nossos pensamentos se transformam em realidade. [A fuego lento] Cair faz parte do processo e as escolhas erradas apenas nos fazem ter consciência do nosso verdadeiro caminho. Este foi um ano difícil e agora que só faltam 7 semanas para o terminar posso afirmar que eu sou uma nova pessoa. Surgiu um novo ser, muito mais consciente de quem é, do que quer e do que vale a pena viver na vida.
É curioso mas quando comecei este processo, apareceram-me vários livros sobre os Samurai pela frente e eu na altura relativizei-os [Songs about Jane]. Não façam isso, sugiro que os leiam:
- A arte da guerra, de Sun Tzu;
- O livro dos 5 anéis, de Miyamoto Musashi - O princípio da estratégia é a partir duma coisa conhecerem-se dez mil coisas. É importante ver coisas distantes como se estivessem próximas e ter uma visão distanciada das coisas próximas.
[All I need] Tentei que isto tivesse uma sequência mas não tem, as músicas são mesmo assim, reflexos de momentos. Algumas são retiradas por mim, outras são simplesmente enviadas por alguém de quem eu gosto e vão ficando assim gravadas, dum jeito meio aleatório, sem grande lógica aparente mas que tem uma estória. [Don’t give hate a chance] [I think she knows interlude] [Sexyback] .
Resolvi dissertar sobre os projectos que existem para o período que se interpõe entre a minha vida actual e a minha nova vida:
[11.33]
• para começar, nada como degustar um copo dum bom vinho tinto na noite do concerto do Jamiroquai que é sem mais nem menos do que a noite em que terminam as minhas aulas e namorar, namorar, namorar...
• em seguida, estar com os meus mil e um amigos e fazer programas por la noche, por la tarde y con mucho sol [Music]
• viver arte e cultura porque sem elas não sou nada. ir a muitas exposições e sorver tudo o que por lá se sente...
• descobrir os álbuns que as minhas bandas preferidas lançaram enquanto hibernei e as novas correntes musicais que fervilham no ar...
• comprar muitas coisas bonitas porque não respiro sem beleza
• fazer yoga e dança e dança e yoga e abrir os braços à vida e dizer: estou aqui. voa para mim que eu tenho muitas saudades tuas.
E para terminar, olhem só a musiquinha que ficou para o fim
[Deixa a vida me levar].
Fiquem bem e deixem a vida tomar conta de vocês.
Sempre com muito carinho.
PS: Este texto ficou muito sério por isso vou comer um ovo estrelado:))
Postado por sfm à(s) 20:32 2 comentários
terça-feira, 27 de maio de 2008
Para a verde.....
A propósito duma conversa que tivemos durante um pequeno almoço relaxado num dia de SOL e muitas pessoas vestidas de branco à nossa volta:))
KIVA: Loans that change lives!
http://www.kiva.org/
.....e para todos os que se interessam por contribuir para um mundo mais justo!
Postado por sfm à(s) 18:08 3 comentários
segunda-feira, 26 de maio de 2008
O blogue recomenda:) 'Analema ou o Tempo Traduzido' de 28/05 a 27/06, em Lisboa, no Centro Hospitalar Psiquiátrico de Lisboa.
Nós vamos!
Postado por sfm à(s) 14:28 0 comentários
segunda-feira, 19 de maio de 2008
Postado por verde à(s) 12:03 2 comentários
terça-feira, 13 de maio de 2008
A adrenalina começa a subir e a vontade de estar lá, JÁ, AGORA, neste preciso segundo aumenta a cada dia que passa mas ainda faltam umas semanas para o glorioso momento acontecer. Vem aí o JAMIROQUAI dia 05 de julho na INVICTA. O artista camaleão, cheio de sedução que transpira energia e adora chapéus! Tal como eu:)
My goal for this year 2008 is to be .....«A cosmic girl»!!
Let's have fun boys and girls.
Life is great:)
Postado por sfm à(s) 11:10 1 comentários
quarta-feira, 7 de maio de 2008
Gostei ... ainda estou a digerir, mas gostei. O filme tem o ritmo próprio de Wong-Kar-Wai, lento. As cores são muito bonitas. O argumento é interessante. O que no início parece ser um uso exagerado de certos recursos acaba por se tornar parte do filme. E o beijo é, de facto, muito bonito.
Do filme, retive entre outras coisas a frase dita pela personagem Lizzie, interpretada pela Norah Jones: "às vezes precisamos dos outros para vermos reflectido, como num espelho, quem nós realmente somos". E gostei da mensagem de que não vale a pena apressarmos o destino, mais vale viver o dia-a-dia, respeitando os nossos sentimentos e emoções e sobretudo dando tempo a nós próprios, tempo para que as transformações ocorram e novos caminhos surjam.
Postado por verde à(s) 09:00 2 comentários
terça-feira, 6 de maio de 2008
Notícias de África
Antes de mais quero agradecer o convite da roxo e da verde para partilhar um pouco da minha experiência no continente africano aqui no blog.
Já passaram 3 semanas desde que cheguei a Moçambique. A chegada a Maputo é tranquila, depois de 12 horas de viagem estamos como que meio adormecidos, e não somos muito sensíveis ao que nos rodeia.
Ia contar-vos a minha experiência na chegada, mas vou ter de interromper. Escrevo-vos enquanto tomo o pequeno almoço no hotel e acaba de acontecer uma cena bastante caricata. Somos 3 e estamos sentados a tomar o pequeno almoço de portátil aberto e todos a escrever, é aí que uma senhora sentada numa mesa próxima se aproxima e pedindo desculpa nos diz:
- Peço desculpa, têm idade para ser meus filhos, provavelmente estão agora a lançar-se para a vida num país que não é o vosso, por favor comuniquem, falem uns com os outros, há tantas coisas mais importantes na vida….
É aí que um colega lhe responde, “Não se preocupe, nunca falo antes do segundo café”, isto enquanto escolhe apartamento s numa qualquer universidade Americana.
Deixo-vos agora, fica para depois as impressões sobre a malta das ONG’s instalada em hotéis de 5 estrelas…..
Label: África
Postado por azul à(s) 07:11 5 comentários