terça-feira, 22 de janeiro de 2008

Simone de Beauvoir a nu







"Tem dado que falar em França a fotografia que o Nouvel Observateur estampou na primeira capa de 2008 por ocasião do centenário de Simone de Beauvoir. A escolha do Nouvel Obs recaiu sobre uma imagem captada por Art Shay (seu amante) que mostra a pensadora feminista nua, de costas e a arranjar o cabelo ao espelho de uma casa de banho. É Simone de Beauvoir, a escandalosa, diz a chamada de primeira.Mal o rabo de Simone saltou para as bancas houve troca de galhardetes entre editorialistas e excitação total da blogosfera francesa. E não só: duas associações feministas (Choisir la Cause des Femmes - que foi fundada e presidida por Beauvoir - e Les Chiennes de Garde) manifestaram-se em frente à sede do Nouvel Obs exigindo um pedido de desculpas do director, Jean Daniel. O protesto condenou a utilização da nudez da escritora e pediu o mesmo tratamento para homens filósofos: “Queremos ver as nádegas de Sartre (...)!”.

Escreveu Daniel Schneidermann no Libération: “Et pour la fête, la photo a même été retouchée. Maquillé, le cul de Beauvoir, pour lui faire perdre quelques kilos, quelques bourrelets, et le rajeunir de dix ans. Sortie du cadre, la cuvette des toilettes de la salle de bains. Estompés, le décor de salle de bains, le rouleau de papier toilette.(...) On n’a pas le droit de faire n’importe quoi avec une photo, simplement pour contenter voyeurs et rieurs”." via artephotographica

Quanto ao comentário das feministas, não resisto: As nádegas do Sartre ?! Por favor!! Eu dispenso!


jean paul sartre

5 comentários:

sfm disse...

Caríssimas feministas:

O intelecto é definitivamente crucial mas nádegas por nádegas não
deixo de resistir a dizer que as que eu quero realmente ver são as do RODRIGO SANTORO:)

AH AH AH AH AH!!!!

Anónimo disse...

Eu cá por mim, acho muito dignificante mostrar que um brilhante rabiosque pode e, as demais vezes é o, acompanhante de uma não menos brilhante cabeça ( digamos, interior de cabeça).
Convenhamos, que não me daria qualquer prazer em visualizar o rabiosque do Srtre...que penso não ser brilhante....mas, quem vê caras, não vê...e daí acho que as feministas têm razão.!!!! EU QUERO VER O RABIOSQUE DO SARTRE!
MARIA ...das deusas.....

verde disse...

E ela tem um rabiosque bem jeitoso. Redondinho é verdade mas bem feito. Quanto ao Sartre, eu continuo na minha, dispensava ver o dele, o rabiosque, claro. Já dizia uma certa pessoa "se é assim a montra, o que será o armazém"...o que, no caso do Sartre não é um bom augúrio. :-)

carochinha disse...

Verde! Obrigada!
Só este post para me fazer rir após mais uma viagem à Capital! :)

E concordo... poupem-nos o rabiosque do Sartre.

Anónimo disse...

Olá,
Tanto celeuma por causa de uma foto de um rabiosque bem torneado por sinal.
- Aonde estavas tu com a cabeça quando te deixaste fotografar?
- Esquecias o género e pensavas no sexo, não é?
- Claro que na época não se colocavam essas questões..., mas tu esqueceste que és acima de tudo uma mulher enquanto tal.
- Estás perdoada, meu castor adorável!

angela_maria