sexta-feira, 28 de setembro de 2007

Aaaaaatchim

Foi você que pediu uma constipação?
















segunda-feira, 24 de setembro de 2007

quando acabar a tese ...























....vou aprender a fazer origamis :-)

quinta-feira, 20 de setembro de 2007

Mistify

segunda-feira, 17 de setembro de 2007

Woman keep your virtue

Quintas de Leitura

Este dia 20 de Setembro há de novo Quintas de Leitura no Teatro do Campo Alegre. Esta sessão vai ser dedicada ao último livro de Filipa Leal. Não conheço a autora, mas estou curiosa. A sessão vai ser apresentada pela escritora Inês Pedrosa. Vai também haver a já usual performance, desta vez de Tânia Carvalho, entitulada "Com a voz me enganas". No final actua o grupo Même, de Ana Deus e Marta Bernardes.

Correcção: Afinal é apenas no dia 27! Sorry!



quinta-feira, 13 de setembro de 2007

Women Know Your Limits


Ontem, quando pesquisava o vídeo "Women in Film", encontrei uns sketches de um tipo chamado Harry Enfield, um famoso comediante inglês. A maioria dos sketches disponíveis no Youtube são uma sátira ao papel menor que a mulher assumiu na sociedade durante anos. Não resisto a postar, acho delicioso. Meninas, aprendam qualquer coisa, acho que estamos a perder "aquele" encanto :-D. Por isso é que há divórcios, as mulheres já não são o que eram. Conversam sobre temas políticos e económicos como os homens, conduzem carros, fumam e em certas e determinadas casas chegam mesmo a fazer todo o papel do homem como desentupir canos, montar candeeiros e mudar lâmpadas. Não está certo não. Onde é que esta sociedade vai parar? :-D




Message in a Cookie

Quando estive nos States provei umas bolachas que no meio têm um papelinho com uma mensagem para o dia, uma espécie de chocolate Bacci mas na versão salgada. Fortune Cookies. Lá eram gratuitas e estavam em grandes cestos, disponíveis na cantina do Campus.









Hoje apetecia-me uma :-)

quarta-feira, 12 de setembro de 2007

Women in Film



Depois de Women in Art, no blog das Deusas.... Women in Film. Digam lá se nós mulheres não somos seres lindíssimos? :-)

terça-feira, 11 de setembro de 2007

BÚZIO

sei que nunca viste o oceano,
que nunca olhaste a onda sobre a onda,
que nunca fizeste castelos para o mar ser forte.

mas sei que já viste o coração das coisas,
que já tocaste a ferida nos nossos braços,
que já escreveste para sempre o nome da terra.

por isso te digo que vou levar-te o mar
na concha das minhas mãos, azulíssimo,
para que nele descubras o meu nome
entre os seixos os búzios os rostos que já tive.

Vasco Gato

segunda-feira, 10 de setembro de 2007

Primeiro foi um almoço com um amigo que tirou física/astronomia como segundo curso. Falou-se das teorias de origem do universo, como o BigBang, de física quântica e da forma como esta influencia o Universo e a nossa vida. Depois, uma viagem a Lisboa em que uma amiga me fala de um livro que adorou. Dois dias mais tarde uma nova referência a esse livro envolta num interessante discurso sobre a origem da humanidade e o significado da existência humana. Calhou bem a conversa, mesmo antes de três belos dias de férias.

Saio de casa em direcção à praia, mas não sem antes passar na Fnac e comprar o livro de que se fala. Já nas areias de uma praia do norte, estendo a toalha e leio as primeiras páginas. E não mais páro. Folha atrás de folha delicío-me com conhecimentos de física que explicam as leis matemáticas pelas quais se rege o universo: teoria da relatividade, segunda lei da termodinâmica, teoria do caos e princípios de fisica quântica. Depois, a sua relação com a religião. Budismo, hinduísmo ... até à explicação científica da bíblica Genesis. O tema central é a prova científica da existência de Deus, a partir de uma fórmula de Einstein. Um dos livros interessantes que li nos últimos tempos. A estrutura do romance não tem nada de novo, é quase idêntica à do célebre Código DaVinci. Mas o conteúdo é fabuloso.

Falo de "A Fórmula de Deus" de José Rodrigues dos Santos. Nunca tinha lido nenhum livro do JRS e imagino a intensa pesquisa por detrás desta obra. Recomendo vivamente a todos os que queiram compreender melhor como funciona o Universo e como é que a ciência pensa o Homem enquanto parte do mistério da Criação.


domingo, 2 de setembro de 2007

Ser como um rio que flui...

“Um rio nunca passa duas vezes pelo mesmo lugar” diz um filósofo.
“A vida é como um rio”, diz outro filósofo.

Por consequência, e já que muitos de nós retomam as suas actividades já amanhã aqui ficam algumas sugestões para encarar o novo ano que se aproxima:

A) Sempre estamos diante da primeira vez.
Enquanto nos movimentamos entre a nossa nascente (o nascimento) ao nosso destino (morte), as paisagens serão sempre novas. Devemos encarar todas estas novidades com alegria, e não com medo – porque é inútil temer o que não se pode evitar. Um rio não deixa de correr jamais.

B) Em um vale, andamos mais devagar.
Quando tudo à nossa volta fica mais fácil, as águas se acalmam, nos tornamos mais amplos, mais largos, mais generosos.

C) Nossas margens sempre são férteis.
A vegetação só nasce onde existe água. Quem entra em contacto conosco, precisa entender que estamos ali para dar de beber a quem tem sede.

D) As pedras precisam ser contornadas.
Evidente que a água é mais forte que o granito, mas para isso é preciso tempo. Não adianta deixar-se dominar por obstáculos mais fortes, ou tentar bater-se contra eles; gastaremos energia à toa. O melhor é entender por onde se encontra a saída, e seguir adiante.

E) As depressões necessitam paciência.
De repente o rio entra em uma espécie de buraco, e pára de correr com a alegria de antes. Nestes momentos, a única maneira de sair é contar com a ajuda do tempo. Quando chegar o momento certo, a depressão se enche, e a água pode seguir adiante. No lugar do buraco feio e sem vida, agora existe um lago que outros podem contemplar com alegria.

F) Somos únicos.
Nascemos em um lugar que estava destinado para nós, que nos manterá sempre alimentados de água o suficiente para que, diante de obstáculos ou depressões, possamos ter a paciência ou a força necessária para seguir adiante. Começamos nosso curso de maneira suave, frágil, onde até mesmo uma simples folha pára nosso curso. Entretanto, como respeitamos o mistério da fonte que nos gerou, e confiamos em sua Eterna sabedoria, aos poucos vamos ganhando tudo que nos é necessário para percorrer nosso caminho.

G) Embora sejamos únicos, em breve seremos muitos.
À medida que caminhamos, as águas de outras nascentes se aproximam, porque aquele é o melhor caminho a seguir. Então já não somos apenas um, mas muitos – e há um momento em que nos sentimos perdidos. Entretanto, como diz a Bíblia, “todos os rios correm para o mar”. É impossível permanecer em nossa solidão, por mais romântica que ela possa parecer. Quando aceitamos o inevitável encontro com outras nascentes, terminamos por entender que isso nos faz muito mais fortes, contornamos os obstáculos ou preenchemos as depressões em muito menos tempo, e com muito mais facilidade.

H) Somos um meio de transporte.
De folhas, de barcos, de idéias. Que nossas águas sejam sempre generosas, que possamos sempre levar adiante todas as coisas ou pessoas que precisarem de nossa ajuda.

I) Somos uma fonte de inspiração.

Tenham uma excelente semana! A minha vai ser de muito trabalho....UFA!