segunda-feira, 10 de setembro de 2007

Primeiro foi um almoço com um amigo que tirou física/astronomia como segundo curso. Falou-se das teorias de origem do universo, como o BigBang, de física quântica e da forma como esta influencia o Universo e a nossa vida. Depois, uma viagem a Lisboa em que uma amiga me fala de um livro que adorou. Dois dias mais tarde uma nova referência a esse livro envolta num interessante discurso sobre a origem da humanidade e o significado da existência humana. Calhou bem a conversa, mesmo antes de três belos dias de férias.

Saio de casa em direcção à praia, mas não sem antes passar na Fnac e comprar o livro de que se fala. Já nas areias de uma praia do norte, estendo a toalha e leio as primeiras páginas. E não mais páro. Folha atrás de folha delicío-me com conhecimentos de física que explicam as leis matemáticas pelas quais se rege o universo: teoria da relatividade, segunda lei da termodinâmica, teoria do caos e princípios de fisica quântica. Depois, a sua relação com a religião. Budismo, hinduísmo ... até à explicação científica da bíblica Genesis. O tema central é a prova científica da existência de Deus, a partir de uma fórmula de Einstein. Um dos livros interessantes que li nos últimos tempos. A estrutura do romance não tem nada de novo, é quase idêntica à do célebre Código DaVinci. Mas o conteúdo é fabuloso.

Falo de "A Fórmula de Deus" de José Rodrigues dos Santos. Nunca tinha lido nenhum livro do JRS e imagino a intensa pesquisa por detrás desta obra. Recomendo vivamente a todos os que queiram compreender melhor como funciona o Universo e como é que a ciência pensa o Homem enquanto parte do mistério da Criação.


10 comentários:

. disse...

Parece-me um tema bastante interessante, sobretudo para alguém como eu que, ao entrar numa igreja sou invadido por uma sensação muito semelhante à combustão. Vou espreitar o livro.

x disse...

gostei muito da sugestão. gostei mais ainda de saber que tiraste 3 dias de férias, mereces. :)

verde disse...

devorei o livro em duas tardes e mais a madrugada de hoje. é mesmo muito interessante porque permite aprender imenso sobre física e a explicação que dá para a Criação de acordo com cada religião é super interessante. vale mesmo a pena!

Joe disse...

Welcome back!
Ofereci este livro ao meu pai no Natal, e agora que vi este post recordo-me que nunca o ouvi dizer se tinha gostado ou não... Será que o leu?
Há uns dias estava a jantar no Terra e passaste na rua mesmo à minha frente. Ainda disse adeus, mas ou não viste ou fizeste de conta :) Quer dizer, pareceste-me tu e tenho quase a certeza que eras mesmo, mas míope e distraído como sou não é raro (mesmo nada)cumprimentar desconhecidos.

Joaninha disse...

Foi um dos meus livros de Verão. Li-o com agrado e, apesar do seu volume, não me cansou.
A ciência em forma de romance tem recolhido aplausos em todo o lado!

verde disse...

LOL Joe...eu disse-te adeus! Vi-te, vi-te a dizeres-me adeus e disse-te adeus também! E pensei que me tinhas visto :))) Era para ir ao Terra também mas depois cá fora disseram-me que estava cheio por isso tive que ir bater a outra porta :)))))) Ao ir embora passei outra vez na tua janela... disse-te de novo adeus mas estavas a conversar e não viste e eu tb não quis interromper o teu jantar tipo melga a bater ao vidro ou pior ainda entrar e roubar-te um hotroll ou um califórnia LOLOLOLO

nita disse...

e não é que tenho esse livro em casa, mas a faculdade e os livros de arq ocupam.m mt tempo. Mas agora que li este post, a curiosidade é imensa =) vou já começar a ler.

=)***

Joe disse...

Eheheheh... realmente não reparei que me tinhas visto, e muito menos que voltaste a passar. Mas teria tido todo o gosto em partilhar um California ou um Rainbow; como dizia o outro, that's what friends are for... :))))

Turista Ocasional disse...

Li o livro durante as férias da Páscoa...

A vontade de o "devorar" depressa era tal, que não me lembro bem do percurso entre Munique e Ljubljana...

De vez em quando ainda lia umas passagens em voz alta enquanto o Luis conduzia :-)

Sem duvida um livro que começando a ler é dificil parar...

(Ainda bem que não fico enjoada a ler enquanto sou conduzida de carro)

Anónimo disse...

Devo confessar que não gostei nem um pouco do livro, por uma miríade de motivos que não vou desenvolver aqui. Como alternativa, sugiro "Improvável", onde os mesmos temas são tratados de forma muito mais aprofundada, sob a capa de um romance policial.