quarta-feira, 29 de agosto de 2007

DOCUMENTA 12 :: Kassel

No passado dia 16 de Junho inaugurou a 12ª edição duma das mais prestigiadas exposições internacionais de arte contemporânea. A DOCUMENTA. Em Kassel.
Realizada de 5 em 5 anos foi pela 1ª vez apresentada ao público há 52 anos atrás. Dirigida por Robert M. Buergel e comissariada por Ruth Noack apresenta 500 obras ao longo de 100 dias. Entre outras estão patentes exposições e actividades que têm lugar em vários edifícios, nomeadamente o histórico Museum Fridericianum, a Neue Galerie, a documenta-Halle, e ainda, pela primeira vez, o recém construído Aue-Pavillon e o palácio de Wilhelmshöhe, perfazendo cerca de 8.000 m2.

De acordo com os responsáveis, a exposição está pensada como um meio, mais próximo da produção em vez da representação. Ao contrário de simplesmente agrupar “os melhores artistas do mundo”, o formato foi concebido de modo a criar laços mais próximos entre as obras e o público, desafiando-se mutuamente.

Em termos conceptuais o projecto foi desenhado em torno de três questões centrais: «É a modernidade a nossa antiguidade?; O que é a vida nua?; O que pode ser feito em termos de educação cultural?». Através destes pontos pretende-se reflectir sobre o papel da arte na sociedade actual.

Podemos vistá-la até ao próximo dia 23 de Setembro.

6 comentários:

verde disse...

Adorava ir...este ano já não vai ser possível, mas espero marcar presença daqui a 5 anitos. Curiosamente pensei que a DOCUMENTA era de dez em dez anos ;) assim falta menos tempo... o que também poderá não ser bom se pensar que daqui a 5 anos tenho quase 36 anos....iiiiiiiiiiiiii

sfm disse...

Vai ser óptimo! Nós as duas de barriguinha ou já com um ser pequenino agarrado às nossas mãos que lhe servem de guia....!

Mas antes ainda temos a Bienal de Veneza, don't forget!

x disse...

também posso ir e levar aquela minha amiga do mika? :)
aliás digo-vos que desde esse post que ela anda a pensar alugar uma carrinha volkswagen (assim uma coisa muito 60's) e meter-nos a todas lá dentro para um passeio. :P *

sfm disse...

Olá Xana:)

Claro que podes ir e digo-te desde já que ficamos muito contentes com isso. Quanto mais pessoas interessantes e divertidas melhor.

E então quando é que vamos embarcar nessa aventura da volkswagen? Eu adorava ir e acho que a Verde tb. O que dizes Verde?

verde disse...

I´m in... once i´m done with my thesis :)

cinzento disse...

era bom que fosse como neste ano em que também está a haver o Skulptur Projekte em Munster. Em Munster este ano o destaque vai para um filme interessantíssimo feito como uma peça de teatro em que os personagens são esculturas bem conhecidas da história da arte
para quem tiver paciência para o alemão, dá para ver um pouco do filme
http://www.theaterkanal.de/foyer/1/2/757766249/120744438