quinta-feira, 31 de maio de 2007

Por favor internem este senhor

No dia em que V. Gato foi às Quintas de Leitura comprei, logo à chegada, o seu último livro, "Omertá". Aprendi desde logo uma lição: mais vale ver se presta e depois, só depois, comprar. Mas nada foi em vão. O livro, A5, de apenas 65 folhas (acabadas de contar) ficou na minha carteira e, desde então, delicio-me a ler pequenos trechos deste que é (não sei bem como mas ele também não sabe) a nova promessa da poesia em Portugal. Ficam aqui alguns dos seus deliciosos poemas. Como não tinham título eu mesma me encarreguei da tarefa.

Poema #1 Título: Internem este senhor # 1

"O astro sedado que se apodera do meu corpo. Um frasco com a minha vida dentro que a meio da noite se estilhaça noutra divisão. A lua, uma papoila." V. Gato in Omertá

Poema #2 Título: Internem este senhor # 2

"Damos vertigens. Se entramos uns nos outros damos vertigens." V. Gato in Omertá

Poema #3 Título: Internem este senhor # 3

"Porque o poema é sempre contra o vómito. Porque o poema é sempre, SOBRETUDO, contra engolir o vómito." V. Gato in Omertá

Poema #4 Título: Internem este senhor # 4

"A única dignidade da vida é narrar-se. Ouvir-se nos anfiteatros. O resto é fome, violência e esperma." V. Gato in Omertá

Espero que tenham gostado deste momento de profunda partilha. Um grande bem-haja a todos vós :) .

15 comentários:

filipelamas disse...

Com o devido respeito pelo gato:
???????????????????

verde disse...

fl, não gostou? como? Tente compreender melhor o sentido das palavras :))))))))))))))))))))))))))))))))))))))))

Joaninha disse...

Gosto do "internem este senhor #2" ou "o elogio às vertigens"!

TRIONFO AL GRAND disse...

têns una escrita muito boa. não gosto é das cores do blog. talvez a escrita perca qualidade por isso, a estética tb conta. mas são gostos. como a pirosisse de nita. gostos :S

verde disse...

Salvador, obrigada pelos comentários. Eu gosto das cores :). Gostos ;)

Joe disse...

Hesito sobre qual prefiro, embora o nº 4 leve uma ligeira vantagem.
"Fome,violência e esperma": será necessariamente por essa ordem, ou isso é aleatório? Dá que pensar, hein?...
É o que dá ver o "Saló" antes dos 13 anos: há traumas que ficam para toda a vida.

Bem podia o poeta Gato ir fazer companhia à sua vida, dentro do frasco. Com a papoila. Mas duvido que o ego coubesse.

TRIONFO AL GRAND disse...

ficou melhor a cor. não está perfeito. mas chegas lá. a qualidade da escrita melhorou considerávelmente pelas cores. uma citica construtiva e sempre boa. :S

verde disse...

Oh Salvador... era para experimentar. Mas gosto mais assim, cinza mais escuro. De qualquer maneira obrigada pela crítica. Já agora, mais uma dica...sabes como colocar 2 cores no título?

Anónimo disse...

Gosto de tudo. Parabéns pelo belo blog e pelo link para a Nita.

E obrigado pela visita e o miminho.

verde disse...

Joe, cá para mim a está tudo explicado com o #1... a culpa é da papoila! Se a Elaine do Seinfeld ficava como ficava com um queque com sementes de papoila imagine-se este sr :) Está tudo explicado...o astro sedado, as vertigens, engolir o vómito, fome, violência e esperma :))))

Só fiquei com uma preocupação: a parte do "ouvir-se nos anfiteatros"..será que o gato é professor?

GRINGA SEMPRE disse...

Boa Noite Verde! Obrigada pela sua visita ao meu Blogue...Bien Venido! Volte Sempre! Gostei do seu Blogue ;)) e voltarei :))

ignotu disse...

Por isso demoro a comprar, procuro críticas, leio trechos... Não é só pelo dinheiro; é também pelo facto de ao lermos um "mau", perdemos um "bom" - 100 anos de vida não me dá para ler todos os livros que tenho em lista!

Gostei do seu espaço. Parabéns!

x disse...

para mim ganha mesmo o «internem este senhor #2» ! ;)

Bárbara disse...

parece ser um livro deveras curioso... Gostei muito do blog...Parabens

Anónimo disse...

Pois eu aprecio bastante a poesia de Vasco Gato. Um Mover de Mão é um livro belo, o 47 é lindíssimo, o Lúcifer e a Prisão e Paixão de Egon Schiele idem.
É de fraco e intelectualmente desonesto avaliar toda a obra de uma pessoa com base em frases soltas de apenas um dos livros que esta escreveu. O Omertà não é um livro linear e isso torna-o mais interessante ainda, pelo menos eu acho. Gostos não se discutem, é certo, apenas considero incorrecto tecerem comentários a cerca do ego das pessoas sem se quer as conhecerem, cito "Mas duvido que o ego coubesse". Para além disso, a estética de VGato passa muito pelo surrealismo e nem toda a gente, é sabido, tem sensibilidade para atingi-lo e compreende-lo. Temos pena. Há quem prefira a escrita mais fácil de um Zé Luis Peixoto, há quem goste de coisas mais obscuras como um Gato ou um Daniel Faria. São gostos.
Um abraço.

Rita