terça-feira, 19 de junho de 2007

chema madoz

chema madoz. é espanhol. é fotógrafo. é autor de obras expostas no museu nacional rainha sofia (madrid). é vencedor de diversos prémios: prémio photoespanha, overseas photographer do higasikawa photofestival (japão) e prémio nacional de fotografia (espanha). é imaginativo. é desafiador. é mágico. e...está actualmente a expôr na galeria 111, no porto. tão especial artista merece que as letras maiúsculas desapareçam, para não competirem com cada obra, porque perdiam.































































































"(...) os objectos nas fotografias de Madoz são atravessados por um
a tensão estranhamente humana: a assolapada tensão de não serem tudo o que poderiam ter sido, de terem esquecido quem sabe se por cobardia ou simplesmente pela natureza das coisas, outras possiveis, ou virtuais, existências. Soubemos de algumas dessas vidas não vividas graças ás fotografias de Chema Madoz. Nestas imagens, os objectos revoltam-se contra a sua condição de meros utensílios. Mas nada há de ameaçador nesta revolta; é essencialmente um jogo, uma partida de crianças. Madoz parece convidar-nos a ouvir os secretos diálogos que as coisas levam a cabo nas nossas costas." Luís Arenas, sobre Chema Madoz

6 comentários:

Gabi disse...

Boa dica! ;)

sfm disse...

Vou ver! Gostei mesmo muito!

Inês disse...

as fotografias são bem interessantes e a frase

"a assolapada tensão de não serem tudo o que poderiam ter sido"

é assombrosa!


*

Turista Ocasional disse...

Eu tb gostava de ir ver...

Até quando estará na galeria 111?

Por enquanto só me posso aproximar dessa galeria via google earth... mais tarde o Porto ficará temporariamente mais perto... mas não é para já ;-)

Bom S. João para quem o possa desfrutar por aí.
Espero que o aprecies imenso verde se desceres à baixa. Dá umas marteladas por mim na cabeça dos transeuntes...

Por aqui terei que me contentar com o Bürgerfest em Regensburg... Se tiver algo em comum com a noite de S. João será apenas a existencia de música e pessoas (muitas) a circularem pelas ruas.

verde disse...

Olá Drica! que bom ter um comment teu! Podes ver até quando está a exposição no site da galeria www.galeria111.com. Quanto ao S. João não te preocupes....como este ano não estás por cá eu vingo-me e dou muitas marteladas por ti!

Turista Ocasional disse...

O periodo da exposição só me permite vê-la através do catálogo virtual...

Não tem o mesmo impacto, mas melhor de momento é impossível.

Adorei a foto da ratoeira (neste caso os ratos são de outra espécie) e a do rolo de tinta/papel que pinta/imprime textos (o pintor deve ser um misto de impressor escritor)

Quanto ao S. João, agradeço antecipadamente as marteladas que darás por mim ;-)