terça-feira, 10 de abril de 2007

Spectrum

Teclado ligado ao televisor e o inevitável gravador de cassetes ligado ao computador. Abria-se a tampinha do gravador, inseria-se a cassete e voltava-se a fechar. Usando o teclado digitava-se Load "" e depois era esperar. Será que o jogo entra ou não entra? Entretanto ia-se tentando adivinhar a sorte ouvindo os sons que o gravador produzia, mais espaçados, má notícia, mais frequentes, um bom augúrio. Eram assim os tempos dos primeiros computadores.

Eu tive um ZX Spectrum. Era um espectáculo! Não só os jogos em si mas todo o que envolvia. A animação de ir comprar jogos novos a uma lojinha manhosa no Centro Comercial Dallas, a família toda em redor do computador a ver se o jogo era bom. O primeiro pc que vi foi em casa de um amigo e o único jogo que tinha era o pcman. Espectáculo! Depois veio o Spectrum e tardes animadíssimas em torno do ManicMiner, do Chuckie Egg, e de tantos outros cujo nome já não me lembro.

Matem saudades com este regresso ao passado:

3 comentários:

Joe disse...

Encontrei outro dia o meu Spectrum em casa dos meus pais. Aliás, a minha mãe encontrou enquanto fazia arrumações. Perguntou-me se era para deitar fora e quase me dava uma coisa. Trouxe-o para casa, e estou a estudar a melhor forma de o encaixilhar e pôr na parede. É que ainda por cima é bonito.

A qual das lojas manhosas do Dallas é que ias? Á do piso da entrada ou a uma lá para cima, num corredor? Havia umas que gravavam 20 jogos numa cassete de 90' por 1000 paus. Alguns jogos favoritos: Chuckie egg, Spy hunter, Bomb Jack, Football manager, F1 manager, Match day, Decathlon, Batman, Commando, The fall of the roman empire.

E o truque de afinar os agudos no parafuso do leitor de cassetes, a ver se os jogos entravam? e a paranoia com a limpeza das cabeças? e a tragédia quando a cassete enrolava?? que tempos gloriosos!!

agora vou para a cama com a musiquinha do match day, quando as equipas entravam em campo. fixe!

Joaninha disse...

Uma bela viagem no tempo...

verde disse...

Nós comprávamos os joguinhos numa loja que era logo no final do primeiro corredor, em baixo. Era uma que tinha sido uma loja de discos :-) que acho que se chamava Wham, ou algo assim! Foram tempos mesmo gloriosos. É verdade...afinar o som do gravador para o jogo entrar melhor, era demais.
Já não me lembro dos nomes dos outros jogos mas lembro-me bem de um em que saiam espadas dos homenzinhos e de umas bonecas tipo havaianas. O mais engraçado ao ver este video foi ver como era possível passarmos horas a jogar com aquela musiquinha sempre a tocar...hoje era impensável!