quarta-feira, 28 de março de 2007

puro branco






















A capa da ICON deste mês, desenhada por Ettore Sottsass, deixou-me a pensar. You don´t save your soul just painting everything in white. É que eu gosto de branco... na minha casa é tudo branco. Paredes, portas, armários, prateleiras… Eu gosto do branco. Tranquiliza-me … é como se toda a história estivesse por escrever.

Para mim o branco é calmante mas energizante ao mesmo tempo (não sendo agressivo como o vermelho), é limpinho (não sendo sensaborão como o azul bebé), é uma cor forte mas sem qualquer toque de agressividade. No fundo o branco é o que quisermos que seja. Não manipula, não cria sentimentos específicos, como o vermelho que apela à paixão, ou o laranja, que energiza.

Decidi então investigar mais sobre o branco. Aqui ficam algumas ideias.

Primeiro, sobre as cores em geral. As cores foram desde sempre importantes na vida do Homem. As cores eram usadas pelos primeiros homens como magia para atrair a caça. Eram utilizadas pelos egípcios e babilónicos como parte integrante da cultura e religião, como ferramenta política e de domínio do povo. Na Índia e na China as cores são ainda hoje fonte de determinados tipos específicos de energia, regedoras dos centros energético, ou Chakras. A cada elemento corresponde uma cor: ao Fogo o vermelho, à Terra o amarelo, ao Metal o branco, à Água o azul e à Madeira o verde. Na tradição hebraica, na Cabala, também as cores são consideradas importantes instrumentos capazes de influenciar o curso dos acontecimentos.

Voltemos ao branco.

“A cor Branca ou simplesmente o Branco é a junção de todas as cores do espectro de cores. É definida como "a cor da luz", em cores-luz, ou como "a ausência de cor", em cores-pigmento. É a cor que reflecte todos os raios luminosos, não absorvendo nenhum e por isso aparecendo como clareza máxima”. In Wikipédia

Pitágoras, acreditava que a cor branca continha, além de todas as outras cores, todos os sons. Esta crença reflecte-se na propriedade da cor branca de representar a divindade, sinceridade e transformação.

As tradições nipónicas consideram o branco a cor do luto.

No Feng-Shui o branco é considerado uma cor neutra, está associada ao elemento Metal e tal como este elemento representa o infinito e a profundeza. Na decoração deve ser quebrado com cores que evitem que o espaço se torne frio.

Eu gosto de branco….Na casa gosto de quase tudo branco com uns pequenos, muito pequenos toques de cor (não branca). But then...

I may be trying to save my soul :-)

7 comentários:

Anónimo disse...

Olá verde. Eu sou o oposto, detesto paredes brancas, armários brancos, portas brancas... é engraçado que a mim o branco não me acalma, antes pelo contrário stressa-me :-)Adoro tons quentes, tons terras. E vermelho!!!

Mas pensei que a tua cor era o verde! ;-)

Já agora, parabéns às duas pelo blog!

verde disse...

Olá Flamenquita! Para a casa adoro o Branco. De resto para roupa, carro, adereços, etc gosto mais de outras cores. Raramente uso branco. As minhas cores preferidas(extra-casa) são o verde, o roxo e o vermelho.

Curiosamente o Feng Shui diz mesmo que se deve ter cuidado com o Branco porque para umas pessoas tem um efeito calmante e tranquilizante mas para outras pessoas pode ser inquietante porque está ligado ao elemento "Metal", que representa o infinito, logo é pouco "Terra". Para algumas pessoas o branco pode causar um sentimento de vazio e sensação de frieza, que deve ser o que te acontece a ti. :)

É muito engraçada esta questão das cores, não é?

Ps- babada com os parabéns ao blog ;). São os vossos comments que tornam tudo muito divertido!

Joe disse...

Pois as paredes dos corredores de minha casa são azul-bébé... e não são sensaboronas, minha senhora!
Também não sou grande fã de casas muito brancas. Aqui em casa cada compartimento tem uma cor menos o escritório, que é branco pela razão óbvia de não ter luz directa. Qualquer dia temos que mudar isto, estou a ficar farto do meu quarto salmão.

Anónimo disse...

White projects purity, cleanliness, and neutrality.
Doctors don white coats,
Brides traditionally were white gowns and a white picket fence surrounds a safe and happy home.
White Aids mental clarity
White Encourages us to clear clutter or obstacles
White Evokes purification of thoughts or actions
White Enables fresh beginnings
White elephant: a possession that no longer holds value for it's owner. See why
White flag: the signal of a peaceful surrender
White hot: extreme manner of intensity
White feather: a symbol of cowardness
"The first of all single colors is white ... We shall set down white for the representative of light, without which no color can be seen; yellow for the earth; green for water; blue for air; red for fire; and black for total darkness." --Leonardo Da Vinci"
White clothing typically becomes translucent when wet
The appearance of white in a dream is thought to represent happiness at home
White castles are a symbol of achievement, destiny perfectly fulfilled, and spiritual perfection.
Originally scientists wore beige coats. In the late 19th century medical professionals chose white ones. The colour white was chosen because of the idea of hope and expectations for healing and recovery that the physicians would bring.

filipelamas disse...

Como branco é paz, para mim não há como não gostar!

Anónimo disse...

essa wikipédia não é lá muito fidedigna... então a Física não ensina que o Preto é que é a "ausência de cor"? (sendo, naturalmente, o Branco a junção de todas elas)

e quanto ao feng-shui...(no comentário "verde") até acredito que sim, mas acredito mais na tradição milenar que diz que o branco não é cor a ter "cuidado", mas antes a usar o mais possível... porque é pura.

Joaninha disse...

Partilho o gosto pelo branco. A ausência de cor que é, ao mesmo tempo, aquela que com tudo combina e que transmite tranquilidade...