quarta-feira, 7 de março de 2007

Matéria do tempo












"Matéria do Tempo" de R. Serra, in Guggenheim Bilbao

Gosto particularmente de escultura. Marcou-me bastante esta série, "Matéria do tempo", composta por sete esculturas de Richard Serra. "Matéria do tempo" é um conjunto de esculturas, constituídas por não mais do que folhas de aço gigantes que se dispõem no espaço e que assumem diferentes formas: linhas paralelas, círculos, espirais, etc. Mais do que as diversas formas da série, marca o modo como cada escultura se compõe estabelecendo um inegável relacionamento com o público.

Richard Serra nasceu em S. Francisco em 1939. Desde 1970 que o escultor trabalha peças em aço, de grande dimensão, peças criadas para serem percorridas, experimentadas. Numa viagem ao Japão, em 1970, Serra experienciou as sensações proporcionadas pelos jardins zen de Kioto, desenvolvendo então a ideia de que a experiência de uma percepção depende do movimento através do espaço e do tempo.

Na série "Matéria do tempo" a forma como as folhas de aço se dispõem proporciona de facto fortes sensações. Percorri as esculturas por dentro e por fora. Folhas de aço que se aproximam e separam, concavas e convexas, caminhos longos ou curtos, sinuosos ou rectos. Senti-me por vezes enorme, por vezes pequena, a tombar ora para um lado, ora para outro, com vertigens, protegida, ameaçada, segura, com falta de ar. No fim, depois de sair de uma escultura, uma enorme vontade de voltar a percorrê-la uma e outra vez, de sentir de novo todas aquelas sensações, ausência de tempo e de espaço.

"Matéria do tempo" pertence à exposição permanente do Guggenheim Bilbao.

3 comentários:

maria disse...

As emoções, também se descrevem.
Este post prova a firmação.
Gostei

joaquim.guilherme.blanc disse...

Há qt tempo viste a exposição? Eu estive lá há três anos e também a vi. Gostei bastante, muito pelos motivos que assinalas, sem dúvida.

verde disse...

Antes de mais sê muito bem vindo ao nosso blog! :)

Estive lá no ano passado. Acho que a exposição é permanente. Foi criada especificamente para a sala "peixe" do Guggenheim.