quarta-feira, 29 de agosto de 2007

DOCUMENTA 12 :: Kassel

No passado dia 16 de Junho inaugurou a 12ª edição duma das mais prestigiadas exposições internacionais de arte contemporânea. A DOCUMENTA. Em Kassel.
Realizada de 5 em 5 anos foi pela 1ª vez apresentada ao público há 52 anos atrás. Dirigida por Robert M. Buergel e comissariada por Ruth Noack apresenta 500 obras ao longo de 100 dias. Entre outras estão patentes exposições e actividades que têm lugar em vários edifícios, nomeadamente o histórico Museum Fridericianum, a Neue Galerie, a documenta-Halle, e ainda, pela primeira vez, o recém construído Aue-Pavillon e o palácio de Wilhelmshöhe, perfazendo cerca de 8.000 m2.

De acordo com os responsáveis, a exposição está pensada como um meio, mais próximo da produção em vez da representação. Ao contrário de simplesmente agrupar “os melhores artistas do mundo”, o formato foi concebido de modo a criar laços mais próximos entre as obras e o público, desafiando-se mutuamente.

Em termos conceptuais o projecto foi desenhado em torno de três questões centrais: «É a modernidade a nossa antiguidade?; O que é a vida nua?; O que pode ser feito em termos de educação cultural?». Através destes pontos pretende-se reflectir sobre o papel da arte na sociedade actual.

Podemos vistá-la até ao próximo dia 23 de Setembro.

segunda-feira, 27 de agosto de 2007

Para ti,

"Não tenhas medo do amor. Pousa a tua mão
devagar sobre o peito da terra e sente respirar
no seu seio os nomes das coisas que ali estão a
crescer: o linho e genciana; as ervilhas-de-cheiro
e as campainhas azuis; a menta perfumada para
as infusões do verão e a teia de raízes de um
pequeno loureiro que se organiza como uma rede
de veias na confusão de um corpo. A vida nunca
foi só Inverno, nunca foi só bruma e desamparo.
Se bem que chova ainda, não te importes: pousa a
tua mão devagar sobre o teu peito e ouve o clamor
da tempestade que faz ruir os muros: explode no
teu coração um amor-perfeito, será doce o seu
pólen na corola de um beijo, não tenhas medo,
hão-de pedir-to quando chegar a primavera.
"

Maria do Rosário Pedreira

quarta-feira, 22 de agosto de 2007

Certamente que todos vocês conhecem SPENCER TUNICK....

Spencer Tunick, 2007

....o que vocês muito provavelmente não sabem é o que o senhor anda a fazer neste momento. Pois bem, desta vez a causa é sem sombra de dúvida, importante! Tunick resolveu fotografar 600 ambientalistas nus no glaciar Alestch, o maior dos Alpes, na Suíça.

A acção fez parte de uma campanha da Greenpeace contra os efeitos do aquecimento global cujo objectivo é alertar para as consequências do aquecimento global e as fotografias farão parte de uma campanha publicitária, que será lançada nas próximas semanas. Segundo os ambientalistas, se nada for feito, a maioria dos glaciares suíços vai desaparecer até 2080. O glaciar que serviu de cenário a esta sessão fotográfica foi declarado património da humanidade pela UNESCO em 2001.

Quem se oferece para a próxima sessão de fotos, hum?....:)

terça-feira, 21 de agosto de 2007

... aulinha de yôga terminada, corpo leve e boa disposição. entro no carro e .... o que melhor para ouvir?

sexta-feira, 17 de agosto de 2007

Uma breve pesquisa sobre o livro que vou começar a ler. "A Mulher de Trinta Anos", de Balzac. Recomendado pela Teresinha. Auguro bons momentos de leitura e melhoria de auto-estima, não vos parece?


"Uma mulher de trinta anos tem atractivos irresistíveis para um rapaz... A mulher de trinta anos pode-se fazer jovem, desempenhar todos os papéis, ser púdica e até embelezar-se com a desgraça".

A Mulher de Trinta Anos
Honoré de Balzac

terça-feira, 14 de agosto de 2007

Ora bem, então é assim (forma tipicamente tuga de começar uma frase)... como devem ter reparado o número de posts meus reduziu drasticamente desde o início de Agosto e mais concretamente desde o dia 9. Por segundos, pensei que vos pudesse intrigar este meu súbito desaparecimento e deambulei, no meu imaginário, sobre os vossos pensamentos:

"será que ela foi de férias?" - nem comento...
"será que deixou de ter gozo em postar?" - nããã
"será que se zangou por nós irmos de férias e ela não?" - era um bom motivo, sem dúvida...

mas, na realidade, não é nenhum destes o motivo do meu desaparecimento. a verdade é que, de repente, a minha tese está a correr muito bem. devoro, em minutos, novos papers que descubro nas minhas pesquisas, delicío-me com os artigos que leio e deleito-me depois na arte da escrita. Ok, estou a exagerar. Ou isso ou enlouqueci. lol. Poesia à parte, mergulhei de facto na tese e o tempo para os posts é pouco. Valido portanto uma certa e determinada teoria sobre a relação trabalho-hedonismo que foi discutida num post de dia 26 de Julho:

"A vida em pecado nunca escreveu teses...o hedonismo é inimigo dos escritores de teses e outros trabalhadores que não os ligados ao mundo do hedonismo itself. " por bcool ... :-))))

Ignoro para já, por bem da minha vida profissional, certas teorias que adoraria comprovar, particularmente esta:

"It is only by enlarging the scope of one’s tastes and one’s fantasies, by sacrificing everything to pleasure, that that unfortunate individual called man, thrown despite himself into this sad world, can succeed in gathering a few roses among life’s thorns." por Marquês de Sade

see you soon...

quinta-feira, 9 de agosto de 2007

a rita é fotógrafa. ser fotógrafa significa ver o mundo de forma diferente de todas as outras pessoas e conseguir, por um quadradinho, captar essa forma especial de ver as coisas. assim, exactamente como se vê ou como se imagina. a rita encantou-se com o japão e com a suavidade e mistério da feminilidade japonesa. como a maria taylor, neste video que descobri...

maria taylor >> song beneath the song

quarta-feira, 8 de agosto de 2007

its definitely better when we´re together... esta música é a banda sonora dos meus domingos de manhã de yôga no parque da cidade, por isso deixa-me em very good mood. hoje "pico o ponto" cedinho ;-)

Ah, o video não é video...é mesmo só a musiquinha. Ponham a tocar enquanto tratam da vidinha e vão ver como é boa onda.


segunda-feira, 6 de agosto de 2007

... e que bem calha esta obra da helena almeida >> estudo para um enriquecimento interior ~

Helena Almeida, Estudo para um enriquecimento interior, 1977-78, 6 fotog. p&b, acrilico azul, 49,5x37,5cm cada. Fotog. de Artur Rosa

descobri >> maria taylor >> a good start

domingo, 5 de agosto de 2007


Domingo, o que melhor do que um almoço de peixinho grelhado, acompanhado de um vinho branco geladinho numa tasca em matosinhos, seguido de uma groselha fresquinha a ver o rio? que boa é a vida....





sexta-feira, 3 de agosto de 2007

Há gente ...

Estou eu com a cabeça enfiada num maravilhoso paper sobre o paralelismo entre os sistemas sociais humanos e os sistemas biológicos, e eis que uma alma passa aqui me diz: "Olá, estás por aqui? Ah, a trabalhar na tese! E vais passar o verão todo nisto? Tenho pena de ti."
E isto assim, de enfiada, quase sem respirar. Vai daí que eu faço um olhar super enérgico e digo "Vou e estou super entusiasmada!" ... há gente com uma falta de sensibilidade ... grrrrrrrrrrr

E que bom é...

... sentir a cidade ao amanhecer...






















Rita Magalhães
Reflets dans l`eau | 2006
Lambda print | Edition of 3
80 x 80 cm


quinta-feira, 2 de agosto de 2007


Não digam nada a ninguém mas há um certo e determinado agente secreto que anda a controlar os meus movimentos. Se me ando a perder na vida hedonista da arte, dos blogs e de outros prazeres ou se me dedico ao dever, que é como quem diz, à escrita da tese. O meu agente secreto, tem aí um metro e setenta, look de marroquino, bigodinho (bem aparado) e ar de quem gosta da vida artística. Vai daí que, nesta fase de escrita de tese, porque tenho medo dele e da gente dele, só coloco um post por dia, ou dois vá, assim a horas de quem não pode mesmo estar a trabalhar porque são horas de almoço, de jantar ou de dormir. só para saberem e para me protegerem caso o agente secreto se torne violento... :-)

Errata: o agente secreto diz que tem 1,75 e não 1,70, o que torna tudo ainda mais ameaçador :-)


quarta-feira, 1 de agosto de 2007

De como é bom estar com gente apaixonada ou as delícias de uma visita a Serralves pelos olhos, palavras e gestos de João Fernandes

Ontem ao final do dia fui fazer a visita guiada à mais recente exposição de Serralves: Colecção da Fundação de Serralves - Fotografia. Adorei. Já lá tinha ido, no Sábado, se bem que sem guia. E o guia fez toda a diferença. Porque o guia era o comissário da exposição e por isso sabia bem o que significava a exposição em si, o porquê de tudo estar na sequência em que está, o porquê destas fotografias na exposição e não outras (este é só parte do acervo de serralves). E depois porque o guia era o comissário, que era o João Fernandes. O João Fernandes é encantador. Vê-se que adora arte, fotografia. É tão bom estar perto de pessoas apaixonadas, pessoas que com o olhar e com as palavras transmitem a vibração e o entusiasmo que sentem pelas coisas. Adorei a visita. Vi de forma diferente, muito diferente, o que já tinha visto com olhos mais ignorantes, os meus. De lá, gostava de ter trazido algumas fotografias: as águas de Rori Horn, a "Tela rosa para vestir" da Helena Almeida e o "Agente Secreto" do Jorge Molder. Gostei muito. E é melhor não escrever mais nada. É ir e ver, de preferência em visita guiada. A próxima é no dia 20 de Setembro.

Jorge Molder Série "Nox"
























Helena Almeida Série "Seduzir"